

Você consultou a sua encomenda no site de rastreio dos Correios ou até mesmo pesquisar o CEP (veja BuscaCep) no portal dos Correios e verificou a mensagem área com restrição de entrega domiciliar, mas não faz ideia do que significa isso ?
Não sei se esse seria seu caso, mas em linguagem clara: Será porque onde moro, é considerada uma comunidade de área de risco?
Nesse artigo, vamos explicar o significado esse aviso, e como agir caso ele apareça. Confira!
Afinal de contas, o que significa área com restrição de entrega domiciliar?
Se por ventura a mensagem de área com restrição de entrega domiciliar aparecer no rastreamento, isso quer dizer que os Correios (bem provavelmente) não irão fazer a entrega da encomenda no seu logradouro.
Existem outros casos onde a empresa não efetua o serviço. Geralmente são endereços de difícil acesso, áreas rurais, ou locais que ofereçam riscos / ameaças para os colaboradores.
Mas fique tranquilo, isso não significa que você ficará sem a sua encomenda.
Ao invés disso os Correios vão enviar o objeto para a agência mais próximo do endereço presente no campo destinatário.
Uma vez que isso ocorra, você terá que se dirigir até a unidade para retirar a sua encomenda no local.
Como identificar área com restrição de entrega domiciliar?
Para que você não tenha surpresas, é possível identificar área com restrição de entrega domiciliar antes mesmo do envio. Para isso é necessário seguir os passos abaixo:
- Clique em rastreamento de objetos;
- Informe o tipo de serviço de entrega (PAC, AR, Sedex e etc);
- Em seguida informe o CEP do remetente e o de destinatário;
Você será direcionado para uma nova página. Se no topo dela aparecer “Não há restrições de entrega para o trecho informado”, isso significa que a encomenda pode ser entregue no destino informado sem nenhum problema.
Agora se a mensagem “área com restrição de entrega domiciliar” aparecer, o procedimento seguido pelos correios é o seguinte:
Protocolo de envio
Primeiramente a empresa verifica o CEP. Em alguns casos, como locais de difícil acesso, eles podem aumentar o prazo de entrega para conseguir entregar a encomenda no endereço. Essa extensão pode ser de até 7 dias úteis.
Mas, eles também podem enviar o item até uma agência próxima. Esse tipo de situação geralmente acontece quando o CEP diz respeito a uma região e não ao logradouro especificamente, ou quando o endereço oferece algum tipo de risco.
Os Correios então avisará o destinatário sobre a entrega da encomenda na agência. Para retirar a encomenda, o destinatário terá que ir até a unidade munido de documento de identificação com foto.
Encomendas nacionais nas modalidades Sedex e PAC
No caso de encomendas nacionais nas modalidades Sedex e PAC, a entrega só ficará guardada por 7 dias corridos (ou seja, incluindo finais de semana e feriados). Depois desse prazo o objeto será encaminhado para o remetente. Por isso é importante ficar de olho no site de rastreio.
Além disso, você também pode entrar no site dos Correios para cadastrar seu número de celular, e assim receber SMS sobre a movimentação do item.
Qualquer outra dúvida em relação a área com restrição de entrega domiciliar, vá diretamente até uma das agências dos Correios para receber todas as orientações necessárias.